Importante

Todos os textos do blog, em prosa e verso, a não ser quando creditado o autor, são de minha autoria e para serem usados de alguma forma, necessitam de prévia autorização.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Neo

Novos significantes que levem a novos significados. Neologismos podem enriquecer a língua. As gírias por vezes são neologismos, quando não são apenas palavras usuais deslocadas de seus significados originais.

Neologismos criam palavras absolutamente novas, ou novos significados pela fusão de palavras já existentes. Em escorremuilento, por exemplo, aglutinei três palavras, quase uma frase que resultou num adjetivo. Algo viscoso, que escorre muito lento, portanto algo que é escorremuilento.

Busco o que ultrapasse a simples soma. Algo maior que a soma das partes. Novas palavras que agreguem sentido. Não por acaso o texto se apoia nos sentidos físicos que se apropriam ou tentam lançar luz sobre os sentidos de significado.

Neologismos vazios, pura pirotecnia, malabarismo, não me seduzem. Podem ser lúdicos, podem ter riqueza sonora, mas remetendo a algo que subjaz e refaz, relê imagens e conceitos.


                                                                                                                   foto de Claudia  Jacobovitz


Nenhum comentário:

Postar um comentário