Importante

Todos os textos do blog, em prosa e verso, a não ser quando creditado o autor, são de minha autoria e para serem usados de alguma forma, necessitam de prévia autorização.

sábado, 13 de agosto de 2016

Limite sem limites


Diferentes formas artísticas podem criar estruturas de expressão semelhantes. O cinema ficcional segue uma estrutura narrativa básica que tem na literatura o conto e o romance como seus afins. Personagens são introduzidos, uma história é contada e se desenrola na direção de um desfecho.

A poesia não comumente usa essa estrutura narrativa. Mas nada impede que seja assim. Um poema pode contar uma história, ter uma trama e um desfecho, que pode, inclusive, ser surpreendente. A linguagem supressora da poesia, oposta à prolixidade da prosa dificulta a narração, mas lidar com essas limitações formais e conseguir contorná-las é prazeroso pra quem escreve. O Twitter nos traz um exemplo expressivo disso com os chamados microcontos, limitados aos escassos 144 caracteres dessa forma de comunicação.

Outro exemplo é o haicai, com seu limite de três versos e dezessete sílabas. Bem escrito, um micropoema assim pode contar uma história com desfecho e tudo.

Sonetos são formas poéticas limitadas a um total de quatorze versos, que se compararmos com os tais microcontos de 144 caracteres ou os haikais, de três versos, se apresenta até como um formato espaçoso para acolher uma história a ser contada. E assim o fiz, ao narrar uma história de amor de final inesperado:

A sós



A boca escancarada de marfim
sorri convidativa e provocante
Duas mãos o acariciam dominantes
Romance entre a centelha e o estopim

Seus dois pequenos pés são pés de gueixa
que deixam-se pisar sem relutância
Precisos trampolins da ressonância
Revelam seus segredos e ele deixa

O som que se produz da transfusão:
madeira no metal no corpo humano
da essência da beleza é a tradução

Termina o prelúdio, desce o pano
Depois dos mil aplausos da emoção
enfim a sós, as mãos e o seu piano



 

                      Assistam no Youtube o vídeo com animação do meu poema circular "Continuum"
http://www.youtube.com/watch?v=X0jPVdpdk7w