Importante

Todos os textos do blog, em prosa e verso, a não ser quando creditado o autor, são de minha autoria e para serem usados de alguma forma, necessitam de prévia autorização.

sábado, 30 de julho de 2016

O quereres


Somos seres desejantes por natureza. Desejamos alguém que nos atrai muito, desejamos aquele brinquedo que brilha em nossos olhos com promessas de infinito prazer quando somos crianças. 
Desejamos a paz mundial.  No fundo o que nos rege e nos move é o prazer. Na sua acepção mais ampla. Tudo, em primeira e última instância, remete a e implica no prazer. Ter paz de espírito nos dá prazer. Sentir-se útil também. Muito altruísmo acarreta uma sensação de prazer em quem o pratica. 

Prazeres emocionais, prazeres da alma são tão ou mais significativos que os dos sentidos e mesmo quando ambos se juntam e se potencializam mutuamente, predominam os mais intangíveis. Mesmo considerando que somos animais dotados, além de razão, de instintos. Um exemplo disso é a comida. É alimento, nutre, é vital, mas também satisfaz nossos sentidos. Mas satisfazê-los de forma solitária dificilmente será tão prazeroso quanto fazer isso na companhia de pessoas queridas. Os prazeres materiais e anímicos então se potencializam, quando compartilhados.

Assim costuma ser também no sexo. Existe quase um consenso quanto ao fato do afeto, que gera prazer emocional, tornar os aspectos sensoriais do sexo muito mais intensos. Vivenciamos em nossas vidas, vemos nos filmes e lemos nos livros a paixão levar o sexo a ser mais arrebatador. Seria legitima, para esses casos, a expressão “fazer amor”, não fosse a sua banalização como sinônimo de qualquer tipo de relação carnal.

O desejo e o desejar são tão amplos e diuturnos, que muitas vezes nem os distinguimos, a não ser quando é algo mais vultoso . Desejamos feliz Natal. Desejamos boa sorte, boa noite, boa viagem. Desejamos para o outro e para nós mesmos. É parte do nosso instinto coletivo, gregário. Talvez seja um dos desdobramentos de, no fundo, sermos todos um.


Desejo

Quem sabe esse gênio
resolva sair
e traga o elixir
do novo milênio?

Quem sabe os projetos
depois de um motim
do limbo libertos
floresçam enfim?

Talvez a paixão
seduza a razão
e a festa se dê

Um riso no ar
A chama no olhar
O gênio é você

                                                                                   

8 comentários:

  1. Ricardo que belo texto! Amigo querido, por mais que se diga poeta - e você o é - está com sua prosa cada dia mais solta e fluída. É muito prazeroso chegar aqui e ler um texto novo abrilhantado sempre por um poema, soneto ou haikai seu. Obrigada por ter se rendido ao blog e compartilhar seu talento e sensibilidade conosco.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Roseli! É, de fato me tornei blogueiro e faço isso com gosto. Além de poetar, o que já faço faz tempo e regularmente, tenho podido também exercitar minha prosa e descobri-la também prazerosa. E me interessa também propor reflexões e discussões sobre a palavra e os fazeres poéticos.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a poesia...e claro a fala que a antecede!!!

    ResponderExcluir
  4. Fernanda,fico contente de vc ter gostado. Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. pleno, plena...inteiro, sentimento
    clara, rara
    amo essas palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante que nenhuma dessas palavras está presente literalmente e sim implícitas e emergem ao lermos. Porque são palavras que remetem a coisas vitais pra nós.

      Excluir