Importante

Todos os textos do blog, em prosa e verso, a não ser quando creditado o autor, são de minha autoria e para serem usados de alguma forma, necessitam de prévia autorização.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Errar (e acertar!) é hum ano


Hoje o bla bla blog está completando um ano.
Quando o comecei não tinha ideia do quanto ele iria durar e tampouco pude prever que tantos temas surgiriam para reflexão.
E é justo isso que tem me trazido maior satisfação: fazer um blog de poesia que não se restringe a apresentar poemas. Estabeleci então esse diálogo com o leitor, esse compartilhar de ideias e conceitos, quase sempre relacionados com a escrita e com os fazeres poéticos, mas também abordando assuntos universais e que povoam minha poesia, como o amor, o tempo, a natureza humana, o imaginário, a musicalidade.
O retorno que tenho tido, os comentários no blog ou “em off” são o maior incentivo para prosseguir, têm sido o motor que me impulsiona.
São até agora pouco mais de doze mil acessos e quero agradecer publicamente a todos os leitores, assíduos ou eventuais. Para mim tem sido um prazer escrever o blogue (agora blog já está aportuguesado)e espero que lê-lo esteja sendo prazeroso para vocês também.
Longa vida ao bla bla blog e viva a poesia!



"Temos a arte para não morrer da verdade"
                                                                    
                                                             Friederich Nietzsche



Palavras, caras palavras
Que bom que são indulgentes
com esse tosco insolente
que ousa manuseá-las
Não preciso assediá-las
que elas vêm flertar comigo
Sempre nelas tenho abrigo

Se faço especulações
de potenciais refrões
visitam-me aos borbotões
que por vezes me atordoam
pelo tanto que se doam

Monossílabas ou poli
Em classes de extensa prole
Circunflexo, acento agudo
Comigo fazem de tudo
Proparoxítonas mil
Algumas com ou sem til
Quem sentiu sei que entende
que as palavras são duendes
na sua nobre missão
de levar ao coração
ideias e sentimentos
riso, sonho, força, alento
revolta e encantamento

Palavras, caras palavras
No nosso breu são faróis
e eu um porta-voz
do que de nós extrapola
Palavras, sublimes molas
dando impulso aos nossos saltos
porque sonhamos com o alto
quando as palavras então
às estrelas voltarão



10 comentários:

  1. Amigo querido arrasou na comemoração de um ano do blog! Sucesso nele e fora dele com seus encantadores haicais e poemas que tanto nos ilumina a alma ao ler.Parabéns! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roseli, foi prazeroso esse fazer esse primeiro ano de blog e com o incentivo de vcs, vai continuar sendo.

      Excluir
  2. Parabéns Ricardo. Mas na verdade nós é que recebemos um belo "presente" sempre que nos deparamos com sua arte nas palavras.
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Fernanda. Mas tbm me sinto presenteado pelas manifestações de leitores tão especiais.

      Excluir
  3. Que linda escolha...
    e segue aqui um PARABÉNS ENORME de quem sempre te atordoa!
    Viva a poesia, viva o poema, viva seus estudos sua busca ou intuição que torna sempre a palavra em vida.
    vida que entra, roda a mente, parte para o coração e sai em sorrisos e lágrimas, mas nunca são neutras elementos neutros na emoção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Emilce. E neutro, nunca, se fosse, não valeria a pena poetar.

      Excluir
  4. Parabéns!!! Que seu blog viva e brilhe por longos anos. Se Kairós determinou, que ele multiplique os dias de Chronos.
    Bela homenagem às nossas queridas palavras, adorei o poema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Luciana. E esteja sempre presente com sua leitura e retorno que valorizo.

      Excluir
  5. Foi um lindo primeiro ano do Bla Bla Blog. Que venham muitos outros!
    P a r a b é n s !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias, Denise. Espero por muitos anos de blog e dessa interação com leitores tão sensíveis e queridos.

      Excluir