Importante

Todos os textos do blog, em prosa e verso, a não ser quando creditado o autor, são de minha autoria e para serem usados de alguma forma, necessitam de prévia autorização.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Letras (ou?) poemas


No post anterior, falei um pouco sobre as circunstâncias que cercam a feitura das canções. Há alguns dias, vi o Marcelo Camelo, do Los Hermanos, um cara bem articulado e que pensa questões pertinentes, dizendo que é um típico letrista de canção popular e que nem é poeta e nem cultiva a leitura de poesia. Isso me fez lembrar de uma declaração não tão recente do Chico Buarque, na qual ele também se define como um letrista e não um poeta, pelo simples fato de fazer sempre primeiro a música e aí sim, colocar a letra sobre a melodia.

Essa questão me trouxe à tona algumas canções que fiz que fogem ao meu padrão poesia/música/canção, quando fiz música/letra/canção. Numa dessas, chamada Eterna fusão, juntei coisas prazerosas pra mim: a mistura de gêneros musicais com meu gosto lúdico pelos neologismos, nesse caso com a fusão e aglutinação de palavras.

A doce controvérsia, o debate em questão é:  letras de música podem ser consideradas poemas?  Poetas letristas ou não e letristas poetas ou não, são entidades distintas ou iguais? Letras de canções são as primas pobres dos poemas?



Eterna fusão

Quero ser universal
ser infantil
ser sensual
Botar a avó pra dançar

Quero gregos e troianos
bruxos, gringos e baianos
Batucada geral

Nem quero saber se é pós-moderno
rasga o jeans ou usa terno
Eu quero a eterna fusão
Sintetiza essa cuíca
Bota salsa sessa valsa
numa rica invenção

Funkalipsambluesinforrock
Frevalsalsoul

Eu sempre amei o meu país
mas não quis criar raiz
Caretas torçam o nariz
pr’essa mistura que eu fiz

Funkalipsambluesinforrock
Frevalsalsoul



2 comentários:

  1. Bom, há "músicas" e "Músicas"....
    Ou melhor, se considerarmos as letras de algumas pretensas músicas que ouvimos hoje em dia, diria que nem de perto pode estar relacionada com poesia. Mas algumas, tocam de verdade a alma, assim comoas poesias, e essas sim, são dignas de serem consideradas "Músicas".
    Assim como você, muitos poetas produzem músicas belíssimas. Paulo Leminski, poeta curitibano, fez algumas parcerias com artistas conhecidos. Algumas letras de músicas que compôs (poemas) são cantadas na voz de Moraes Moreira, Ângela Maria, Arnaldo Antunes, Caetano Veloso...
    Muitas poesias, à princípio nascem apenas assim: POESIAS. Mas músicos sensíveis olham para elas e percebem a sonoridade, produzindo então um arranjo musical.
    Neste caso, música é poesia!
    Abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  2. Delícia de fusão! É exatamente essa diversidade que nos enriquece! Deu até vontade de sair dançando. Adorei o ritmo e rimas.

    ResponderExcluir