Importante

Todos os textos do blog, em prosa e verso, a não ser quando creditado o autor, são de minha autoria e para serem usados de alguma forma, necessitam de prévia autorização.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Poeta prosa

Ainda adolescente li muita prosa e muita poesia e apreciava ambas. Mas nos momentos – àquela altura ainda esparsos – em que a vontade de me expressar pela palavra se fazia presente, minha escolha recaía na poesia, como acredito que também no caso de maioria dos que escrevem. E tenho um palpite que talvez seja só uma explicação incompleta pra questão: o hábito, a tradição mesmo de apreciar as letras da música popular e isso ocorre em nível global. E isso fica no imaginário da maioria dos poetas e aspirantes a.

Outra coisa que me ocorre na tentativa de entender a relação da poesia com os poetas é que a poesia, por ser linguagem econômica, possibilita que uma obra caiba numa folha de papel ou numa página do Word. Aliás a popularização do computador acabou ensejando os micropoemas. Talvez intimide menos do que escrever um romance e o prazer proveniente da conclusão de um poema seja mais imediatista que no caso dos demorados romances.

Eu mesmo sempre achei curiosa a forma que adotei desde as primeiras postagens no blog, ou seja, um texto em prosa que abre o post e um poema meu que fecha o post, sempre mantendo uma ligação umbilical entre a prosa e o poema, quer no tema, quer na metalinguagem sobre a forma.

Gostei tanto disso que até hoje nunca mudei esse roteiro. Acho interessante que um poeta escreva um blog sobre poesia e a cada postagem esteja também exercitando a prosa. Todos nós, poetas ou não, somos prosadores instintivos, animais falantes que somos.

O que me agrada mais como prosador em blog de poesia é que me sinto conversando com meu leitor. Como se fosse um papo animado entre aficcionados que têm uma forte afinidade.


É provável que sob esta influência eu volta e meia produza textos onde características da poesia e da prosa apareçam intencionalmente misturadas.



                                                                                    

Um comentário:

  1. Essa prosa poética não conhecia. Adorei! Principalmente essa analogia do sono com a morte; perfeita!
    Parabéns!

    ResponderExcluir